segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

CICLO DE PALESTRAS - ESGOTAMENTO SANITÁRIO NA BAIXADA DO MACIAMBÚ

1º CICLO DE PALESTRA SOBRE ESGOTAMENTO SANITÁRIO NA BAIXADA DO MACIAMBU

A Praia da Guarda do Embaú está localizada na foz do Rio da Madre (Baixada do Maciambu, sul do município de Palhoça/SC)e é legalmente protegida por um Mosaico de Unidades de Conservação formado pelo Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, APA do Entorno Costeiro e APA da Baleia Franca. Atualmente a Guarda do Embaú é forte candidata de ser a primeira praia do Brasil a receber o título de Reserva Mundial de Surfe, emitido pela entidade internacional Savethe Waves Coalition.

No entanto, a região ainda não possui um sistema de esgotamento sanitário o que contribui para a contaminação do Rio da Madre. Por isso, desde 2011 existe uma condenação judicial motivada pelo Ministério Público Federal que obriga o município de Palhoça a implantar um sistema de esgotamento sanitário que resolva esse problema ambiental na Guarda do Embaú.

No mês de 2016,em uma audiência pública foi apresentado para a população local o Plano de Saneamento Básico para toda a região sul de Palhoça desenvolvido pela empresa Cerne Ambiental Ltda em conjunto com SAMAE - Serviço Autônomo de Água de Esgoto - baseado no sistema centralizado de coleta e tratamento de esgoto. Essa proposta foi rejeitada pela população por entender que a solução apresentada comprometeria ainda mais a qualidade ambiental do Rio da Madre e, por consequência, a praia da Guarda do Embaú.

Desde então a comunidade se uniu para garantir sua participação efetiva na construção de uma proposta de esgotamento sanitário ecologicamente viável para ser implantada na região.

Como parte desse processo de educação ambiental e mobilização comunitária, a Equipe do Centro de Visitantes do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, a Associação Comunitária da Guarda do Embaú e o Movimento SOS Rio da Madre convidam você para participar do 1º CICLO DE PALESTRA SOBRE ESGOTAMENTO SANITÁRIO NA BAIXADA DO MACIAMBU.

Data: 5/12/2016

Horário: 19:00 – 22:00

Local: Salão Paroquial da Guarda do Embaú/ Palhoça, SC.

PROGRAMAÇÂO


19h -  Abertura do Ciclo e contextualização – Haliskarla Moreira de Sá. Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental .

19h10 - Zonas Úmidas da Baixada do Maciambu - Luiz Fragoas Pimenta. Doutor em Geografia.

19h25 - Sistemas de tratamento de esgoto – Benny Zuse Rousso. Engenheiro Sanitarista e Ambiental.

20h10 - Políticas públicas para a aplicação de wetlands - Prof. Eduardo Bello Rodrigue. Mestre em Engenharia Ambiental.

21h10 - Debate sobre o saneamento na Baixada do Maciambu.

22h - Encerramento.

Realização: Centro de Visitantes do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, Ass. Comunitária da Guarda do Embaú e Movimento SOS Rio da Madre.Apoio:  Pousada Flor da Terra/Pizzaria Vicenza

Nenhum comentário:

Postar um comentário